domingo, 15 de maio de 2011

Terapia Ocupacional o que é?

Introduzindo as postagens a serem divididas com os amigos deste blog, trago aqui um dos maiores dilemas enfrentado pelos profissionais, definir o que fazem, surgir, quando na verdade já existem, e há muito já fazem pela saúde de milhares de pessoas, porém, muitos não conhecem, alguns por não terem a oportunidade de entrar em contato com uma atuação tão maravilhosa, outros por ignorância de se aprofundar melhor  no que esse profissional realiza.

O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia dos indivíduos com dificuldades de se integrar na vida social devido a problemas físicos, mentais ou emocionais.
Elabora planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão, promovendo qualidade de vida para tais mudanças.
Dentre os pacientes que o terapeuta ocupacional atende está incluso o recém-nascido, crianças, adultos e idosos, para a promoção, a prevenção e a recuperação de disfunções. Cria e faz avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupos. Trabalham em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas podendo ainda prestar atendimento domiciliar.
Quem se beneficia?
Pessoas que necessitam de atendimento nas diferentes áreas de atuação da saúde:
Comprometimentos Neurológicos: Paralisia Cerebral, AVE/AVC ( derrame ), Traumatismo Craniano, Lesões Medulares, Lesões Degenerativas, Demências e Síndromes ( Alzheimer, Parkinson ), Hiperatividade, Autismo e outros.
Comprometimentos Físicos: Artrose, Artrite, Traumas Ortopédicos, LER/DORT ( Tendinites, Bursite, Mialgias, Síndrome do Túnel do Carpo ), Amputados e outros.
Saúde Mental: Dependentes Químicos, Esquizofrenia, Psicoses, Distúrbios de Comportamento, Depressão, Síndrome do Pânico e outros Distúrbios Psíquicos.
Deficiência Mental: Síndrome de Down, Retardamento Mental por diferentes causas, Síndrome do X-Frágil, Fenilcetonúria, Microcefalia e outras Síndromes.

 Ilustrações de atuações
 Atendimento em neuroinfantil
 Atendimento com grupo de cadeirantes
 Atendimento em reabilitação física
 Atendimento com grupo de idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário